ALLUMINIO
Com mais de 40 anos de experiência na conceção de máquinas para recuperação de materiais, a Stokkermill desenvolveu uma linha de instalações combinadas capazes de tratar painéis solares fotovoltaicos e resíduos eletrónicos (REEE) com a mesma eficiência.
Uma instalação concebida para a reciclagem de painéis solares pode tornar-se, sem comprometer a qualidade, um excelente sistema para o tratamento de REEE. As soluções da Stokkermill não são o resultado de compromissos, mas sim de investigação em engenharia e experimentação contínua, com o objetivo de oferecer flexibilidade operacional e alto desempenho em diferentes materiais. Esta versatilidade permite maximizar a produtividade e reduzir os custos operacionais, adaptando-se rapidamente às mudanças no mercado da reciclagem.
Nos últimos anos, muitas soluções de reciclagem de painéis solares têm-se baseado em processos mecânicos de desmontagem ou delaminação utilizando rolos, muitas vezes inspirados em tecnologias asiáticas que foram replicadas no Ocidente. Embora sofisticados, esses sistemas revelaram-se ineficientes, lentos e inflexíveis. A Stokkermill escolheu um caminho diferente: simplificar para inovar. Graças à sua experiência na reciclagem de metais, cabos e plásticos de engenharia, a empresa desenvolveu moinhos de delaminação de primeira e segunda fase concebidos para um processamento rápido, eficiente e com baixa manutenção.

O moinho delaminador de primeiro nível remove as estruturas de alumínio, gerando um produto pronto para o forno que está praticamente livre de impurezas (vidro, silicone, plástico). Esse tipo de alumínio, muito valorizado no mercado siderúrgico, oferece uma vantagem económica de 10 a 15% em comparação com materiais que requerem processamento adicional. O vidro, por outro lado, é separado com 100% de pureza graças a uma combinação de separação mecânica, aeraulica, ótica e por raios X. Este know-how deriva diretamente da longa colaboração da Stokkermill com a indústria de reciclagem de vidro.
O moinho delaminador de segundo nível é otimizado para a recuperação de pó de silício da fração plástica (EVA) e permite a concentração de metais preciosos, como prata, presentes nos painéis em pequenas quantidades (ppm). A tecnologia desenvolvida pela Stokkermill permite a condensação do silício, o que simplifica as etapas subsequentes de refinação metalúrgica.

Mesmo no tratamento de REEE, a Stokkermill concentrou-se numa abordagem orientada para o valor de recuperação. O objetivo não é simplesmente separar materiais inertes de materiais misturados, mas obter cobre e alumínio puros que possam ser facilmente vendidos no mercado. Este resultado é alcançado graças a um sistema integrado que consiste em:
• moinhos de refinação verticais,
• baterias de mesas densimétricas,
• separadores óticos de alta precisão.
O resultado? Materiais de alta pureza, prontos para serem reintroduzidos no ciclo de produção, e uma redução nos custos de eliminação para os operadores do setor.
👉 StokkermillSolar: https://www.stokkermill.com/stokkermill-solar/solucoes-para-a-reciclagem-de-paineis-solares-e-fotovoltaicos
👉 StokkermillWEEE: https://www.stokkermill.com/stokkermill-raee/solucoes-para-o-tratamento-de-reee