Recycling Plants

Instalação de reciclagem de baterias de lítio

Uma fábrica de reciclagem de baterias de lítio recupera os materiais que compõem a bateria no final do seu ciclo de vida, através de processos mecânicos, trituração e separação, recuperando cerca de 95-99% do peso total da bateria.

Uma fábrica de reciclagem de baterias de lítio recupera os materiais que compõem a bateria no final do seu ciclo de vida, através de processos mecânicos, trituração e separação, recuperando cerca de 95-99% do peso total da bateria.
   Description

Instalação de reciclagem de baterias de lítio de aparelhos eléctricos e electrónicos e de veículos eléctricos. A utilização generalizada de baterias para alimentar aparelhos eléctricos e electrónicos é um fenómeno conhecido desde há muito tempo. A maioria dos aparelhos recarregáveis está equipada com baterias de lítio que devem ser eliminadas e recicladas no final do seu ciclo de vida. No entanto, a questão da reciclagem das baterias de lítio só ganhou complexidade com a difusão das baterias dedicadas à alimentação dos veículos eléctricos e a necessidade de reciclagem para recuperar materiais de elevado valor comercial e estratégico. De um modo geral, o processo de reciclagem das baterias de lítio pode ser esquematizado em três fases principais:

1. Pré-triagem e descarga, uma atividade destinada a isolar a bateria e a protegê-la através da remoção da energia residual.

2. Desmontagem, com o objetivo de isolar os módulos e as células que compõem a bateria

3. Tratamento mecânico para isolar e pré-concentrar os metais, principalmente o cobre e o alumínio, e para separar os pós anódicos e catódicos, a “massa negra”, que será objeto de um tratamento posterior para a recuperação do lítio, do cobalto e do níquel.

A redução de tamanho é confiada a sistemas de trituração de potência e tamanho variáveis. Estes realizam a fragmentação das baterias em partículas de dimensões definidas para facilitar as actividades a jusante. Isto é feito através de um processo seco que não requer a utilização de água ou outros líquidos. Consequentemente, não há necessidade de eliminar soluções poluídas. Sabe-se que as baterias de iões de lítio apresentam certos riscos, uma vez que podem dar origem a incêndios ou a combustão espontânea devido à sua densidade energética. As instalações de reciclagem devem, de facto, ser concebidas e construídas de forma a garantir normas de segurança extremamente elevadas para evitar fenómenos de combustão e qualquer propagação para fora do sistema. Fase de refinação e de separação:

Redução: é efectuada através de moinhos verticais e moinhos de impacto, máquinas capazes de devolver um produto finamente dimensionado e homogéneo.

Separação: são utilizados separadores múltiplos capazes de dividir fluxos de materiais heterogéneos. Trata-se de sistemas de precisão que exploram as caraterísticas intrínsecas dos materiais a separar.

Transformação: os metais provenientes dos processos, em particular o cobre e o alumínio, estão prontos para as fases subsequentes de transformação em matérias-primas para uso industrial, enquanto a massa negra será destinada a tratamentos de separação químico-física para a recuperação dos elementos mais nobres e dos metais mais pesados.

As instalações de reciclagem de baterias são construídas de acordo com as necessidades específicas do cliente utilizador, em função da capacidade indicada, do layout e de outras especificidades existentes. A capacidade mínima de uma instalação de reciclagem de baterias de lítio é geralmente indicada como sendo de cerca de 250 kg/h.

Frequently asked questions
What arethe key technologies used in a solar panel recycling plant to separatematerials?

Stokkermill solar panel recycling plant uses a combination of mechanical processes, such as crushing, shredding, and grinding, followed by air classification, vibrating screens, and magnetic separation to separate materials like silicon, glass, aluminum, and plastics. These processes ensure that each material is recovered with high purity and minimal contamination.

How does a solar panel recycling plant handle the recovery of silicon from panels?

In Stokkermill solar panel recycling plant, silicon is typically recovered through a multi-step process. After the panels are shredded and crushed, the silicon is separated from the other materials using chemical processes or thermal treatment. This recovery process is designed to maximize the yield of high-quality silicon that can be reused in new solar panels or other industries.

What is the role of glass recycling in a solar panel recycling plant?

Glass is one of the most significant components of a solar panel, and the Stokkermill solar panel recycling plant is designed to recover it efficiently. Glass is separated from the panel after the silicon and metal components are removed. The recovered glass is cleaned, processed, and repurposed for use in the production of new solar panels or as raw material for other industries such as construction or automotive.

What technologies are used for glass recovery in solar panels at a solar panel recycling plant?

Glass in solar panels is separated through an advanced mechanical process that includes crushing, vibration, and density-based separation. The Stokkermill solar panel recycling plant also uses high-frequency vibration technologies to optimize the recovery of pure glass, which is then cleaned and reused in the production of new solar panels or in other industrial applications.