Trituração para embalagens cartonadas e embalagens plásticas

Trituração para embalagens cartonadas e embalagens plásticas é necessária para reduzir o volume da embalagem ou para prosseguir com as operações de separação dos materiais heterogêneos que compõem a própria embalagem.

A trituração e a redução volumétrica das embalagens são alcançadas com o uso de: 

- Triturador de 2 eixos realiza uma trituração primária de materiais. São trituradores industriais feitos com dois eixos nos quais são montadas lâminas rotativas. Os trituradores primários de 2 eixos não têm uma grelha de classificação e o tamanho do material de saída é determinado pela espessura das lâminas de corte. O objetivo principal do triturador de 2 eixos é realizar uma primeira redução volumétrica, portanto o controle do tamanho do material de saída é um elemento secundário. Os trituradores de 2 eixos são muito eficientes na redução volumétrica de embalagens volumosas como tambores, latas de diversos tamanhos e recipientes genéricos. Os trituradores de 2 eixos para resíduos volumosos são geralmente feitos com sistema de acionamento elétrico e equipados com dois motores com potências que variam de 11 a mais de 150 kW. Todos os trituradores industriais de 2 eixos são feitos com um par de engrenagens independentes para evitar de sobrecarregar os sistemas de redução e permitir que a velocidade dos eixos varie de acordo com os materiais a serem tratados.

- Pré-trituradores e trituradores de 1 eixo são usados para a redução de embalagens menos volumosas ou mais pesadas. Os trituradores de eixo único são projetados para abrigar uma grelha de classificação de diferentes tamanhos para o controle eficaz do tamanho do material de saída. O uso de trituradores primários de 1 eixo é particularmente adequado nos casos em que os materiais de saída, com o tamanho pre-estabelecido, devam ser enviados para operações de separação subsequentes usando sistemas mecânicos, como sistemas de mesa densimétrica ou peneiras vibratórias. 

- A granulação da embalagem é útil quando é necessária uma redução nos materiais polilaminados que são usados para a embalagem de produtos alimentícios como, por exemplo, Tetra Pak. Fonte TiRiciclo: http://www.tiriciclo.it/come-e-fatto/ Os recipientes Tetra Pak são adequados tanto para armazenar alimentos frescos, ou seja, que precisam de refrigeração, quanto para alimentos de longa conservação, graças à embalagem asséptica. Os recipientes adequados para a conservação de produtos de curta duração, frescos ou pasteurizados, que devem ser mantidos refrigerados, são compostos apenas de papel e polietileno. Graças à embalagem asséptica, os produtos de longa conservação podem ser mantidos por muito tempo à temperatura ambiente, sem necessidade de conservantes ". A Tetra Pak é composta por 74% de papel, 21% de polietileno e 5% de alumínio. Para realizar a separação dos materiais que compõem os polilaminados, a granulação deve ser muito fina para permitir a separação das partes heterogêneas que serão então separadas com o uso de mesas densimétricas, peneiras vibratórias ou sistemas eletrostáticos.

Segue uma classificação de embalagens indicada pelo “Consorcio Nacional de Embalagens”  Fonte Conai

a. Embalagem: o produto, composto por materiais de qualquer natureza, utilizado para conter certos produtos, desde matérias-primas até produtos acabados, para protege-los, para permitir seu manuseio e sua entrega do produtor ao consumidor ou ao usuário, para garantir sua apresentação, bem como itens descartáveis usados para o mesmo fim;

b. Embalagem de venda ou embalagem primária: as embalagens primárias ficam em contato direto com o artigo que elas carregam. Exemplo vidro de sabonete liquido;

c. Embalagem secundária: são as embalagens que contem uma ou mais embalagens primárias. Exemplo:caixa de papelão que preserva a embalagem primária que abriga a caixa de cereais ou a pasta de dentes;

d. Embalagem terciária: são as embalagens que agrupam diversas outras embalagens primárias e secundárias, ajudando no armazenamento e transporte. Sacolas plásticas e caixas de papelão de mercado são exemplos de embalagens terciárias.

Os trituradores de 2 eixos e os trituradores de 1 eixo da série Stokkermill são capazes de triturar vários tipos de resíduos de embalagens.

Abaixo segue lista de algumas entre tantas possíveis aplicações :

TORNA INDIETRO