Reciclagem de painéis solares, instalações e maquinário para reciclagem e separação de painéis solares e fotovoltaicos em fim de vida útil para recuperar os metais contidos, como alumínio, cobre, silício, prata e vidro.

Reciclagem de painéis solares e fotovoltaicos, monocristalinos e policristalinos

Reciclagem de painéis solares, instalações e maquinário para reciclagem e separação de painéis solares e fotovoltaicos em fim de vida útil para recuperar os metais contidos, como alumínio, cobre, silício, prata e vidro.

Reciclagem de painéis solares: como qualquer tecnologia, os painéis solares também têm uma vida útil finita, geralmente entre 20 e 25 anos, durante os quais sua eficiência diminui progressivamente. Quando chegam ao fim de seu ciclo operacional, esses painéis precisam ser reciclados de forma ambientalmente responsável, com a recuperação de matérias-primas para reutilização. Uma rodada inicial de substituição de instalações de painéis solares feitas na década de 1990 já está em andamento nestes anos, mas isso afeta uma cadeia de suprimentos de reciclagem que ainda não está totalmente preparada para o aumento da demanda. A Stokkermill, uma empresa líder em tecnologia de reciclagem, vem estudando, projetando e implementando soluções tecnológicas para a reciclagem industrial de painéis solares e a separação dos materiais que eles contêm: vidro temperado, filme EVA, metais e silício, há algum tempo. O processo de recuperação de materiais ocorre em quatro estágios principais:

1. Preparação do painel: a etapa de preparação permite a verificação do estado de integridade e eficiência do painel e a avaliação da oportunidade de possível reutilização para aplicações alternativas.

2. Quebra: os painéis são quebrados por meio de um processo de trituração que permite a recuperação do vidro de maior tamanho de grão.

3. Trituração: as frações são reduzidas ainda mais usando moinhos delaminadores. Nesse estágio, uma fração adicional de vidro temperado de menor tamanho de partícula e uma fração inicial de pó de silício são recuperadas.

4. Separação: a separação dos materiais é obtida por meio de uma combinação de tecnologias e dispositivos específicos. Isso inclui separadores de corrente de Foucault, que usam campos eletromagnéticos para repelir metais, desviando-os do fluxo principal, e/ou tabelas densimétricas que são usadas para definir o processo de separação com base nas diferenças de densidades dos materiais. Uma possível classificação com dispositivos de reconhecimento óptico também pode ser fornecida para finalizar o processo, garantindo que as frações sejam separadas de forma ainda mais eficiente, abrindo caminho para sua reutilização na produção de novos painéis fotovoltaicos e reduzindo a necessidade de exploração de novos recursos.

De fato, ao usar a solução de separação e reciclagem de painéis solares da Stokkermill, o impacto ambiental do fim da vida útil é significativamente reduzido. A reciclagem de materiais descartados não apenas conserva os recursos, mas também reduz a energia e as emissões necessárias para produzir novos materiais. Assim, a reciclagem de painéis permite atender melhor às metas da economia circular, minimizando, para todos os efeitos, o impacto ambiental da tecnologia fotovoltaica. E como a demanda por energia solar aumenta com o uso dos dispositivos eletrônicos necessários, a importância do gerenciamento responsável do fim da vida útil dos painéis solares se tornará cada vez mais significativa. A Stokkermill oferece soluções específicas para a reciclagem de painéis solares e fotovoltaicos com capacidades a partir de cerca de 300 kg/h, que podem ser amplamente personalizadas de acordo com as necessidades do usuário final. Os sistemas são projetados para reduzir os custos operacionais, pois requerem pouco pessoal para operar e reduzem o consumo de energia. A linha de reciclagem de painéis não requer mais do que dois operadores, incluindo um para o manuseio de materiais, e pode operar em um ciclo contínuo de 24/24 horas.

Sistema de reciclagem de painéis solares e fotovoltaicos
Sistema de reciclagem de painéis solares e fotovoltaicos

Versatilidade: as linhas de reciclagem de painéis fotovoltaicos são sistemas extremamente flexíveis que também permitem o processamento de materiais de diferentes naturezas, se necessário. Elas permitem, por exemplo, o tratamento de sucata e resíduos eletrônicos WEEE - R4 e, em algumas implementações, o tratamento de cabos elétricos, motores elétricos de baixo peso, bobinas contendo cobre, material elétrico e eletrônico indiferenciado, válvulas e materiais hidráulicos contendo bronze e outros metais indiferenciados.